Krüger reforça compromisso do CREA-PR com a sustentabilidade
Qui, 28 de Junho de 2012
O CREA-PR é signatário do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU) e, com isso, adota uma postura de compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa. Desde março deste ano, o Conselho conta com o CRSC-Comitê de Responsabilidade Socioambiental Corporativa, cujo objetivo é concentrar as demandas de ações voltadas à sustentabilidade e as decorrentes dos dez princípios do Pacto Global, distribuídos em quatro importantes áreas: Direitos Humanos, Relações de Trabalho, Meio Ambiente e Combate à Corrupção.
“As ações do CREA-PR têm sido efetivas, tanto que vem sendo reconhecidas por diversas instituições e servido como referência”, afirma o presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger. Uma destas ocasiões foi durante o Fórum de Sustentabilidade Corporativa Rio + 20, realizado no Rio de Janeiro no dia 16, como programação oficial da Rio + 20.
O CRSC tem atuado de forma efetiva no âmbito do CREA-PR promovendo a conscientização e o uso racional dos recursos e lidera agora uma ação voltada ao atendimento de um dos objetivos do CBPG-Comitê Brasileiro do Pacto Global, que é ampliar a adesão da sociedade civil organizada a esta iniciativa.
Como resultado desta ação, algumas Entidades de Classe do Paraná já assinaram o Termo de Adesão ao Pacto Global, mostrando o seu comprometimento com a sustentabilidade. “O CREA-PR está fomentando e organizando este processo entre as organizações e a ONU”, informa Krüger. Segundo ele, primar pela sustentabilidade é cumprir todos os compromissos estabelecidos pelo Pacto Global. “Isso significa que, além de não possuir menores em seu quadro de funcionários, o CREA-PR precisa estar seguro de que nenhuma de suas empresas fornecedoras explora o trabalho infantil”, explica, citando, ainda, ações sustentáveis como o Dia sem Elevador (todas as sextas-feiras, em sua sede) e o uso de papel reciclado na totalidade dos documentos impressos no CREA-PR.