Estudo visa recuperação de afluentes do Rio Alambari

Ter, 19 de Junho de 2012 16:11

Nesse período em que o Rio de Janeiro sedia a Conferência Rio+20 - reunindo líderes mundiais para discutir sobre meio ambiente e economia verde - várias ações do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – CREA-PR evidenciam a preocupação da entidade com a sustentabilidade.


Um exemplo é o estudo que visa a revitalização dos afluentes do Ribeirão Alambari – onde é realizada a captação de água para o município de Cambará - em desenvolvimento pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Norte Pioneiro (AEAANP), entidade ligada à Regional Londrina do CREA.

O engenheiro agrônomo Roberto Simões, diretor-presidente da AEAANP, explica que os afluentes Córrego Santa Ercília e Córrego Alambari hoje estão assoreados, principalmente devido à presença do gado nas margens. “Quase não vê água nesses afluentes e o abastecimento da cidade precisa contar com o suporte de três poços artesianos profundos da Sanepar”, afirma Simões.

Buscando a revitalização, a AEAANP está reunindo dados no Estudo Básico de Desenvolvimento Municipal (EBDM) que será concluído e apresentado às autoridades da cidade no próximo mês de agosto. São parceiros da Associação nesse processo a Sanepar, o Instituto das Águas, IAP, Emater, Prefeitura de Cambará e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. O projeto tem também um viés de educação ambiental junto ao Colégio Agrícola e alunos da rede pública municipal.

“Cada órgão contribui trazendo informações importantes. Esse material será reunido e apresentaremos as sugestões de como recuperar esses córregos. Pelos dados que temos até o momento, acredito que as principais ações apontadas serão a limpeza dos canais, o plantio de árvores nativas nas margens e a proteção das nascentes”, antecipa Simões.


Pacto Global
O gerente regional do CREA-PR em Londrina, engenheiro eletricista Edgar Tsuzuki destaca que o CREA-PR é alinhado aos princípios do Pacto Global, do qual é signatário desde 2009. Lançado em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Pacto Global reúne mais de 5,2 mil organizações em todo o mundo. Desde sua adesão, o CREA-PR tem desenvolvido uma série de ações relacionada à sustentabilidade do planeta e valorização do ser humano.
O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios.









You can leave a response, or trackback from your own site.

Noticias do site