CDER apoia Pacto Global

Seg, 04 de Junho de 2012 09:07

Durante a reunião do Colégio de Entidades Regionais, realizada na sexta-feira (dia 1) em Foz do Iguaçu, os coordenadores apoiaram a adesão das Entidades de Classe do Paraná ao Pacto Global. “O programa é muito interessante. Vamos fomentar a participação das entidades”, afirma o coordenador estadual do CDER, engenheiro eletricista e de Segurança do Trabalho, Fauzi Geraix Filho.


O CREA-PR é signatário do Pacto Global desde 2009 e instituiu em março passado o CRSC - Comitê de Responsabilidade Socioambiental Corporativa cujo objetivo é concentrar as demandas de ações voltadas à sustentabilidade e as decorrentes dos 10 princípios do Pacto Global, distribuídos em quatro importantes áreas: Direitos Humanos, Relações de Trabalho, Meio Ambiente e Combate à Corrupção.

A atuação do CREA foi apresentada ao CDER pelo diretor tesoureiro do Conselho, engenheiro civil André Gonçalves . As assinaturas dos Termos de Adesão serão realizadas durante as edições da Governança Cooperativa do CREA-PR. Ao longo do mês serão encaminhadas mais informações às entidades de classe com orientações de como serão feitas as assinaturas.

Comitê - O CRSC tem atuado de forma efetiva no âmbito do CREA-PR promovendo a conscientização e o uso racional dos recursos e lidera agora uma ação voltada ao atendimento de um dos objetivos do CBPG - Comitê Brasileiro do Pacto Global, que é ampliar a adesão da sociedade civil organizada a esta iniciativa.

Com isso o CREA-PR formalizará a adesão das Entidades de Classe do Paraná ao Pacto Global da ONU - Organização das Nações Unidas, atuando como agente fomentador e organizador de todo o processo entre as organizações e a ONU.

Entenda o que é o Pacto Global - iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário geral da ONU – Organização das Nações Unidas, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Uma constatação lógica é de que quanto mais empresas, instituições de ensino, órgãos públicos, sindicatos, entidades de classe e ONGs estiverem alinhadas com os 10 princípios do Pacto Global, maior será o respeito ao homem e ao planeta.

Cada segmento ao participar, dá o start para o engajamento de seus colaboradores e a implantação de ações voltadas à sustentabilidade, à cidadania e responsabilidade social. A adesão ao Pacto é a primeira ação rumo ao alinhamento da Entidade com a responsabilidade socioambiental corporativa que terá desdobramentos a medida que avançar no processo.

Acesse o site da rede Brasileira do Pacto Global e conheça mais sobre o programa, seus objetivos, quais são os signatários no Brasil e no mundo - http://www.pactoglobal.org.br/pactoGlobal.aspx



You can leave a response, or trackback from your own site.

Noticias do site