Presidente do CREA-PR discute EBDMs com prefeitos de Cambará, Jacarezinho e Santo Antonio da Platina
Presidente do CREA-PR discute EBDMs com prefeitos de Cambará, Jacarezinho e Santo Antonio da Platina
Nesta próxima sexta-feira, dia 20 de setembro, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomiado Paraná - CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger, cumpre agenda em Cambará, Jacarezinho e Santo Antonio da Platina, priorizando reuniões com prefeitos e representantes de entidades de classe para debater os desafios e as iniciativas para a implantação dos Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDM’s).
O gerente regional do CREA, engenheiro eletricista Edgar Tsuzuki, lembra que os EBDM’s foram desenvolvidos no ano passado dentro do programa Agenda Parlamentar do CREA-PR e apresentados a todos os então candidatos a prefeitos das seis cidades da região onde o Conselho tem inspetorias ( Santo Antonio da Platina, Ibaiti, Jacarezinho, Bandeirantes, Cornélio Procópio e Londrina), além de Cambará. “São estudos focados no desenvolvimento dos municípios, com objetivo de propor a implementação de políticas públicas com foco nas áreas de engenharia, agronomia e geociências”, explica Tsuzuki.
A programação do presidente Joel Krüger prevê reuniões nas prefeituras de Cambará ( às 10h), em Jacarezinho ( às 13h30) e Santo Antonio da Platina ( às 16h30). Ele estará acompanhado por integrantes das entidades de classe que representam o CREA nessas cidades e também pelo gerente regional Edgar Tsuzuki. Nos encontros serão entregues CDs que trazem a série de cadernos técnicos do CREA, os Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional (EBDR’s) e EBDM’s desenvolvidos em todo o Paraná, incluindo as propostas dos municípios visitados.
Cambará e Jacarezinho
A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Norte Pioneiro (AEAANP), presidida pelo engenheiro civil Rogério Gilioli, foi autora do EBDM para Cambará . O tema do estudo foi a revitalização dos afluentes do Ribeirão Alambari - o Córrego Santa Ercília e Córrego Alambari - assoreados, principalmente devido à presença do gado nas margens.
Além de realizar o estudo de recuperação do ribeirão, a AEAANP, que tem como um dos seus diretores o engenheiro agrônomo Roberto Simões, vem conseguindo mobilizar o poder público e a comunidade de um modo geral em prol da causa, tendo viabilizado, por exemplo, a disponibilização de recursos financeiros para o projeto, mudas de árvores para reflorestamento e cercas para dificultar o acesso do gado às margens.
Já na reunião com autoridades de Jacarezinho, um dos assuntos em pauta será a apresentação dos cadernos técnicos, elaborados pela CREA, que levantam questões comuns relacionadas à administração municipal e servem como ferramenta para os gestores públicos, abordando temas como sistema viário, equipamentos públicos, estrutura e gestão, acessibilidade, preservação ambiental, saneamento e o uso e reuso da água, entre outros.
Krüger vai reunir-se, às 13h30, com o prefeito Sérgio Eduardo Emygdio de Faria e com o secretário de Desenvolvimento Urbano, engenheiro civil Nilton Batista Prado, que também integra a diretoria da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Norte Pioneiro.
O EBDM para a cidade Jacarezinho foi realizado como um estudo de viabilidade para a construção de um aeroporto regional no município. A proposta foi apresentada ao Governo Federal e contou com ampla mobilização de autoridades locais. No entanto, não foi incluída no programa de investimentos em aeroportos, anunciado neste ano de 2013.
Reunião e palestra em Santo Antonio da Platina
Em Santo Antonio da Platina, o EBDM sugerido pelo CREA à prefeitura foi desenvolvido pela Associação Platinense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (APLA), presidida pelo engenheiro mecânico Wladimir Edison Fonseca, e trata da implantação de um parque industrial. Este tema foi escolhido principalmente devido às reivindicações dos empresários locais por melhores condições de instalação e expansão das indústrias. A sugestão da APLA é que o parque industrial seja localizado na rodovia BR 153, sentido sul, onde já há um empreendimento não completamente implantado, sendo que essa mesma estrutura seria aproveitada no projeto atual.
Após as reuniões agendadas, o presidente do CREA fará uma palestra sobre o tema “Acessibilidade em Espaços Públicos Urbanos”. A abertura ficará a cargo do engenheiro civil e assessor de Acessibilidade do CREA-PR, Antonio Borges dos Reis, que falará sobre o Programa de Acessibilidade do CREA-PR. O evento acontece às 19h, na Câmara de Vereadores de Santo Antonio da Platina ( Av. Oliveira Motta, 715, centro).