Entidades assinam adesão ao Pacto Global e participam de Oficina sobre programa da ONU

Sex, 17 de Agosto de 2012 15:30

Como forma de disseminar os princípios do Pacto Global, o CREA-PR está promovendo a adesão das entidades de classe no programa reconhecido da Organização das Nações Unidas. O objetivo é valorizar o trabalho das associações que congregam profissionais das áreas tecnológicas no atendimento ao compromisso com os princípios estabelecidos para respeito aos Direitos Humanos, às Relações de Trabalho, ao Meio Ambiente, além do combate a todas as formas de corrupção.

As assinaturas estão sendo realizadas durante as ações da Governança Cooperativa do CREA-PR, em todas as regionais. Já aderiram ao Pacto Global a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Guarapuava; Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá; Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Norte Pioneiro; Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Mal Candido Rondon; ABES – Associação Brasileira de

Engenharia Sanitária e Ambiental; Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Castro; Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco; Associação dos Engenheiros e Arquitetos e Apucarana; Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Arapongas e Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Marechal Rondon. Esta semana assinam o termo a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel e a Associação dos Engenheiros da Fronteira do Iguaçu.

Como parte das atividades propostas, foi realizada no dia 8 de agosto na sede do Conselho uma oficina ministrada pelo ex-presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global, Vitor Seravalli, com a participação de 17 entidades de classe, 26 funcionários do CREA-PR, duas instituições de ensino e os Sinduscon de Londrina e Curitiba.

O objetivo foi fazer uma abordagem conceitual sobre o Programa da ONU, sua dinâmica e funcionamento, mostar exemplos de organizações que já aderiram e orientar aos novos signatários como realizar a Comunicação de Progresso - COP. Durante a oficina foram apresentados também os resultados do Conselho relacionados à adesão ao programa, focado em Compromisso, Inovação e Qualidade.

Site do Pacto Global - Após assinado o termo as entidades precisam fazer sua inclusão no Pacto Global. Segundo a gestora do Pacto Global no CREA-PR, geógrafa Cacilda Redivo, a adesão é simples e necessita apenas na assinatura de uma carta declarando apoiar e respeitar os dez princípios do Pacto na organização. “Após a assinatura da carta, a entidade faz sua anexação e completa sua inscrição via site do Pacto Global, tendo como compromisso respeitar e desenvolver ações em prol dos 10 princípios”, fala.

A AREA-MCR (Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Marechal Cândido Rondon) foi uma das primeiras a fazer o cadastro no site do Pacto Global após a assinatura do termo de compromisso com o CREA-PR. De acordo com o presidente da entidade, engenheiro eletricista Rodrigo Palma, a entidade aderiu ao Pacto Global, pois também busca os princípios de sustentabilidade, o respeito aos direitos humanos, às relações de trabalho, ao meio ambiente e o combate a corrupção. “A AREA-MCR quer que todos os seus associados conheçam e coloquem em prática as ações de responsabilidade que o Pacto Global defende, respeitando assim os dez princípios por ele estabelecido”, diz. “Promoveremos palestras para conscientizar funcionários e associados sobre a importância dos dez princípios, com a intenção de que cada um se comprometa a segui-los. Além disso, a AREA-MCR vai continuar fazendo a separação do lixo, o uso consciente de luz e de água para evitar os desperdícios, e seguir participando dos conselhos municipais”, resume.

O presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá, engenheiro civil Altair Ferri enfatiza a importância de que todas as instituições e empresas sejam signatárias do Pacto Global, contribuindo assim, um pouco cada um para a melhoria da vida no planeta. Segundo ele, já é de conduta da AEAM o controle de descartáveis e a utilização de papel reciclado no expediente diário. “A Associação, como signatária, tem como meta contribuir organizando ações voltadas ao combate à corrupção, ao incentivo à reciclagem e sustentabilidade do planeta, além de divulgar entre os associados os princípios do Pacto Global e incentivar que participem também dando sua contribuição individual ao Pacto”, finaliza.

Mais informações sobre o Pacto Global no site http://www.pactoglobal.org.br/pactoBrasil.aspx



You can leave a response, or trackback from your own site.

Noticias do site