Apoio à formalidade é renovado entre o Crea-PR e o Sinduscon
Seg, 05 de Março de 2012 10:29
O CREA-PR deu mais um passo importante na solidificação da parceria com os Sindicatos das Indústrias da Construção Civil das regiões Oeste, Norte, Noroeste e de Curitiba para o incentivo à formalidade. Durante a posse do novo presidente do Sinduscon/Oeste, Fernando Dillemburg, o presidente do CREA-PR, eng. civ. Joel Krüger, assinou com os demais presidentes dos Sinduscons do Paraná a renovação da cessão de um veículo para manter a fiscalização nos canteiros de obras.
Em seu discurso de posse, o novo presidente José Fernando Dillemburg enfatizou a relevância da parceria com o CREA-PR e o desafio de manter o foco na legislação trabalhista. "O combate à informalidade é um dos caminhos para oferecer construções mais seguras e valorizadas aos seus prioritários e à sociedade". O comitê com a participação do CREA-PR, Sinduscon/Oeste e Fetraconspar. "O programa contribui para o resgate dos direitos dos trabalhadores à proteção social e à cidadania", destacou Dillemburg. A assinatura do convênio com os Sinduscons do Paraná teve a presença dos engenheiros civis Normando Antonio Baú (Sinduscon Paraná); Gerson Guariente Junior (Sinduscon/Norte), Mauro Carvalho Duarte Júnior (Sinduscon/Noroeste) e José Fernando Dillemburg (Sinduscon/Oeste).
Para o presidente do CREA-PR, Joel Krüger, o programa têm surtido resultados satisfatórios e gerado uma maior conscientização. "O convênio é uma ferramenta importante para as empresas, por garantir igualdade de competitividade no mercado e o combate à concorrência desleal", descreve. Em 2011, ocorreram 613 visitas em canteiros de obras da região Oeste. A Secretaria Regional do Trabalho e Emprego de Cascavel recebeu 125 denúncias de obras irregulares e o Ministério Público do Trabalho de Foz, 141.
Posse - A representatividade deu o tom da posse da nova diretoria do Sinduscon/Oeste, em noite festiva na última sexta-feira, no Buffet Palácius, em Cascavel. O engenheiro civil José Fernando Dillemburg, foi empossado solenemente no lugar de Gerson Lorenzi. O evento teve a participação do presidente do CREA-PR, Joel Krüger e do presidente da Fiep (Federações das Indústrias do Estado do Paraná), Edson Campagnolo, além de deputados federais e estaduais.
Em seu discurso de posse, o novo presidente considerou o momento um dos mais importantes em toda a sua trajetória profissional. Ele destacou as parcerias como propulsoras do desenvolvimento sustentável. "Quando trabalhamos juntos, na unidade, o resultado é maior e mais duradouro". Dillemburg afirmou também que sua responsabilidade é grande nos próximos dois anos, sobretudo em razão do momento especial vivido pelo Brasil, notabilizado pelo processo de transformação. "A construção civil deixa de ser coadjuvante para ser protagonista", classificou.
Ampliar as lutas e somar forças em prol das bandeiras locais e regionais é outro desafio, conforme o novo presidente. "A meta é contribuir com ideias e estratégias em benefício da sociedade".
Na ótica do presidente do CREA-PR, Joel Krüger, o Sinduscon ocupa um papel preponderante no contexto das regiões de Paraná. "Essa parceria entre o CREA-PR e o Sinduscon proporciona avanços na construção civil e notabiliza a valorização profissional".
De acordo com o diretor-tesoureiro do CREA-PR, André Gonçalves, a parceria entre o Conselho e o Sinduscon é uma via de mão dupla. "A presença do Joel Krüger nessa solenidade de posse caracteriza a gestão participativa e a preocupação em evidenciar cada vez mais o profissional", resume. Já a presidente da Aeac (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel), Suzely Soares, a nova diretoria tem tudo para contribuir com o processo de evolução do segmento. "Em um momento em que a construção civil está em alta, é satisfatório observar o Sinduscon atuante". Para ela, o prestígio da posse atesta a relevância e o espaço do setor na sociedade.