Palestras e painéis sobre tendências na construção civil movimentam Eninc 2011
Sex, 23 de Setembro de 2011 10:22
O Encontro Nacional para Inovação na Construção Civil (Eninc), que acontece em Foz do Iguaçu, desde quarta-feira, dia 21, segue até esta sexta-feira, dia 23, com intensa programação. Estão previstas palestras e painéis de debates sobre diversos temas de interesse do setor, dentre os quais sustentabilidade como tendência de futuro; madeira biossintética; madeira plástica; wood frame, sistema alemão de construção; logística reversa e gestão de resíduos; sistema wisy, de aproveitamento da água da chuva e alvenaria sustentável. As palestras e painéis começam às 14 horas, no Mabu Thermas e Resort.
O governador Beto Richa participou da abertura do evento e falou do programa habitacional de seu governo e a previsão de construção de 100 mil unidades habitacionais em quatro anos. “Precisamos de mão de obra qualificada. Queremos cobrir o défict habitacional.” Segundo o governador do Paraná, o setor precisa de trabalhadores e profissionais cada vez mais capacitados e especializados.
O presidente em exercício do CREA-PR, engenheiro civil André Luis Gonçalves, falou sobre o mercado da construção civil no país. “A qualidade e abrangência deste evento é uma comprovação do bom momento que vive a construção civil. O desafio é transformar este bom momento em oportunidades, investir em qualificação de mão de obra, inovação com sustentabilidade e buscar o aparelhamento dos quadros técnicos no setor público, ação essencial para que tenhamos mais projetos e mais obras”, afirmou. O presidente em exercício também destacou o relacionamento de parceria entre o CREA e os Sinduscons do Estado. "Temos várias ações em conjunto como o GT Empresarial, o Programa de Incentivo à Formalidade e o programa Obra Nota 10".
No showroom do Eninc 2011, empresas de várias regiões expõem, durante o evento, tendências de mercado e novidades em materiais para as mais diversas aplicações e funcionalidades. Uma das novidades é um moedor de entulhos, máquina portátil que pode ser instalada nos canteiros de obras e contribuir para transformar entulho em material reaproveitável para a própria obra. Em vez de poluírem aterros ou serem irregularmente depositados em áreas impróprias, os resíduos de construção viram matéria-prima para a fabricação de contrapiso. A tecnologia vai transformar a realidade dos canteiros e potencializar ainda mais resultados na construção civil.
A madeira biossintética é outra novidade, que pode ser conferida pelos participantes durante o Eninc. O material tem características adicionais ao seu similar natural, como mais durabilidade e resistência às ações do clima. Por isso, esse tipo de produto é indicado, por exemplo, para revestir áreas abertas, como piscinas. A variedade de cores é outro atrativo de um produto já considerado revolucionário principalmente entre os profissionais que atuam com aplicações de materiais alternativos em projetos de decoração.
Outras novidades expostas no Eninc 2011 são janelas, portas e aberturas produzidas com PVC (policloreto de polivinila). Em destaque ainda uma tecnologia desenvolvida por uma gigante alemã do segmento, que cria uma nova opção para o fechamento de vãos no Brasil. Entre os benefícios desse tipo de material estão sua forte resistência ao tempo e não amarelar, dando ao ambiente sempre a impressão de novo.
Aperfeiçoamento
“O Eninc é uma oportunidade de aperfeiçoamento para os profissionais do setor. É o único evento do setor com caráter 100% técnico e oportuniza aprendizado e troca de informações entre estudantes, autônomos, engenheiros, arquitetos e empresários da construção civil de todo o território nacional, e de países vizinhos, como Paraguai e Argentina”, afirmou Orestes Hotz, gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR.
Para Carla Werkhauser, coordenadora estadual da Construção Civil do Sebrae/PR, o Eninc é um evento único, focado na integração da cadeia produtiva e em novas tendências e tecnologias para a construção civil. “Uma oportunidade imperdível para que os empresários de micro e pequenas empresas busquem atualização e modelos eficientes de negócios. A programação do Eninc abre espaço ainda para discussões do momento, como o desafio da sustentabilidade, do reaproveitamento de resíduos sólidos e o desenvolvimento do setor, sem agressão ao meio ambiente.”
Dez fiscais do CREA-PR participam do evento, escolhido pelos profissionais como resultado do Prêmio Qualidade e Inovação na Fiscalização em que se sagraram vencedores. Segundo a fiscal da regional de Maringá, Patricia Bruder Barbosa Olini, a temática do Eninc atraiu aos profissionais. “O evento tem uma programação muito interessante com palestras sobre inovação e tecnologia”, diz. Patrícia ainda relata que, como instrutora do curso à distância de Manutenção de Edificações, alguns dos temas do Eninc estão relacionados ao conteúdo das aulas ministradas para o Programa de Excelência do CREA-PR.
Eninc 2011 é organizado pelo Sinduscon/Oeste-PR e Fundação Paranaense para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria da Construção (Fundatec), com o Sebrae/PR, e parceria do Sinduscon/Paraná, Sinduscon/Norte e Sinduscon/Noroeste; Sistema FIEP; Itaipu Binacional; CREA-PR e Cohapar.